quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Autoreflexão, uma ação muito inteligente.



"O homem ignorante não é o homem sem instrução, é aquele que não conhece a si mesmo." Krishanmurti

Vida que não é examinada não tem muito sentido de ser.
Por essa razão, o ser humano precisa, sempre que sentir necessidade, fazer uma profunda reflexão da sua vida, observando com mais cuidade o que tem acertado e o que precisa ser melhorado.

Através de uma autoanálise cuidadosa dos seus atos, a pessoa se conscientiza que pode melhorar muito mais e assim, conseguir resultados surpreendentes com pequenas mudanças no seu dia a dia.

Não precisa fazer grande mudanças de imediato, porque isso pode frustar as suas forças. O que realmente importa é ter a coragem de saber que precisa fazer pequenos ajustes no leme do seu próprio barco para chegar ao lugar que deseja.

Se nesta reflexão interior a pessoa detecta alguns "vicios" que precisam ser evitados, já mostra que atitudes fortes precisam ser tomadas; mas é sempre bom lembrar que tudo tem seu tempo certo de acontecer, e que se fizer mais do que se está preparado, no momento, os resultados não acontecerão satisfatoriamente.

Por essa razão é preciso tomar muito cuidado com todas as variantes do problema que precisa ser resolvido.
Tenho percebido que muitas pessoas desistem, porque querem resolver tudo a seu modo e de forma precipitada; acabam piorando a situação, em vez de resolver com perspicácia e muita atenção.

Nesta autoanálise, também é interessante que o indivíduo possa procurar conversar com pessoas mais experientes que lhe possam dar algumas sugestões que facilitam a sua tomada de decisão.
Quem age dessa forma, além de mostrar humildade, mostra também o desejo de acertar mais.

Claro que, neste momento de parar para pensar, alguns insucessos serão diagnosticados, fazendo com que a pessoa reveja seus atos e o que precisa ser melhorado.
O grande Henry Ford já dizia: "O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência".

Essa citação alerta para que os mesmos erros não sejam mais cometidos e que as atitudes a serem tomadas sejam precavidas de observações extras no que se estava fazendp anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário